Acesse a Plataforma

/ BLOG /

Vamos conversar sobre AUTOGESTÃO

07 Aug 2023
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Conheça o 1o Pilar da Matriz Socioemocional da Vivaldi que engloba: Foco e Atenção, Motivação, Persistência e Garra, Estabilidade Emocional e o Autoconhecimento e Autocuidado

A Vivadí organiza sua ferramenta socioemocional e seu trabalho nas escolas em  quatro pilares: Autogestão, Colaboração, Comunicação e Adaptabilidade

por: Fatima Fontenelle

O que é Autogestão?

A Autogestão é a capacidade de regular a si mesmo, sem precisar de intervenção externa. Saber lidar com os próprios sentimentos, emoções e atitudes, de forma funcional, conseguir dominá-los para seguir adiante é extremamente importante para o desenvolvimento integral de um indivíduo.

A Autogestão é um dos pilares das habilidades socioemocionais, que é composta por diversas competências, incluindo a capacidade de gerenciar emoções, estabelecer metas, gerenciar o tempo e assumir a responsabilidade por ações e resultados. Quando os alunos desenvolvem a autogestão, eles podem se tornar mais independentes, engajados e responsáveis.  Essa competência interfere diretamente no potencial de resolução de problemas das pessoas, já que o sujeito que consegue se autorregular, consegue lidar com mais calma, equilíbrio e precisão ao se deparar com os desafios e situações adversas ao longo da vida.


AUTOGESTÃO:

  • Processo de gerenciar os seus estados internos, impulsos e recursos disponíveis
  • Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.
  • Capacidade de administrar  tarefas/atividades/estudos, de forma consciente e responsável para o seu próprio desenvolvimento. 
  • Aumento da autonomia de planejamento, execução e controle das tarefas da vida diária.
  • Controle das emoções
  • Processo de socialização e aprendizagem, sendo fundamental para o desenvolvimento integral da criança.

Vamos falar um pouco sobre cada habilidade específica que compõe esse pilar.

  1. Foco e Atenção

Os conceitos de foco e atenção andam juntos, visto que a atenção costuma significar a capacidade de manutenção de um foco pelo tempo necessário para que uma tarefa seja resolvida e/ou uma lição seja aprendida. Focar é a habilidade que temos de dirigir nossa atenção para o estímulo que julgamos ser mais importante no momento e fazer com que os outros passem a fazer parte do plano de fundo. 

Não fosse o desenvolvimento dessa habilidade não conseguiríamos, por exemplo, manter uma conversa com alguém na mesa de um restaurante: imagina se ficássemos prestando atenção o tempo todo nas conversas das outras mesas, nos garçons andando, enfim, em todos esses outros estímulos? Dentro de sala de aula, a mesma coisa. O aluno precisa treinar sua habilidade de foco para prestar atenção no conteúdo ensinado, mesmo que haja, por exemplo, outra turma fazendo muito barulho na sala ao lado ou até mesmo uma conversa paralela acontecendo na carteira de trás.

  1. Motivação, persistência e garra

Já dizia Thomas Edison – Um gênio é formado por 10% de inspiração e 90% de transpiração. O que ele quis dizer com isso é que para alcançar um objetivo você precisa muito mais de esforço que de puro talento. Estudos comprovam que o que diferencia o sucesso profissional das pessoas é a sua garra.

Durante toda a nossa trajetória de vida, passamos por momentos desafiadores que exigem que nos motivemos e nos esforcemos constantemente. A persistência é esse movimento de aceitar o desafio é focar na tarefa, mesmo que ela pareça impossível. Ela simboliza também a perseverança e a resiliência de, por vezes, encarar o fracasso no caminho, ingeri-lo, seguir em frente e tentar de novo.

As crianças precisam ser estimuladas, desde cedo, a entender o valor de seus esforços. Quando são parabenizadas apenas pelo objetivo cumprido, não internalizam a importância que foi o trabalho feito para chegar lá – e não entendem, portanto, que podem se esforçar ainda mais para chegar a um objetivo diferente/maior.

a motivação, que é a habilidade de manter-se engajado e focado em seus objetivos. Os alunos motivados são mais propensos a ter sucesso na escola e na vida, pois são mais persistentes e dedicados. Como educadores, podemos ajudar os alunos a desenvolver a motivação, incentivando-os a definir metas realistas e desafiadoras, elogiando seu progresso e dando-lhes feedback construtivo.

A persistência é outra habilidade essencial da autogestão, que é a capacidade de persistir em face dos desafios e obstáculos. Os alunos que são persistentes são mais propensos a superar as dificuldades e a alcançar seus objetivos, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Podemos ajudar os alunos a desenvolver a persistência, incentivando-os a assumir riscos e aprender com os erros, fornecendo-lhes um ambiente de apoio e fornecendo-lhes oportunidades para praticar a perseverança.

A garra é a habilidade de manter-se motivado e persistente, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Os alunos que têm garra são mais propensos a superar obstáculos e a alcançar o sucesso, pois são dedicados e determinados. Podemos ajudar os alunos a desenvolver a garra, incentivando-os a definir metas desafiadoras, reconhecendo seu progresso e fornecendo-lhes oportunidades para praticar a resiliência.

  1. Estabilidade emocional

Buscar a estabilidade emocional significa trabalhar a capacidade de sustentar um estado funcional de emoção, independente das circunstâncias. Isso não quer dizer buscar a alegria a todo custo e passar por cima de sentimentos “menos agradáveis” como a raiva e a tristeza – todo sentimento é legítimo. Essa busca é por aprender a não ser refém deles.

Imagine se todas as pessoas ficassem completamente perdidas ao precisar lidar com algum problema mais sério: se entregariam à dor e somente a ela, sem conseguir cuidar de qualquer parte prática necessária ou até mesmo das próprias necessidades básicas como ter forças para comer e cuidar da própria higiene.

Permanecer calmo para enfrentar o que vem pela frente não é uma das tarefas mais fáceis, mas se nos deixássemos dominar por elas o tempo todo, nossos relacionamentos profissionais, pessoais e afetivos seriam insustentáveis. Saber administrar, mantendo equilíbrio em períodos de turbulência é fundamental para o sucesso nas  nossas relações, de forma global.

  1. Autoconhecimento e Autocuidado

Autocuidado é saber se preservar para se manter saudável, física e emocionalmente. É saber fazer escolhas coerentes e zelar pela própria vida. Para que um indivíduo saiba se cuidar, ele precisa se autoconhecer e é por isso que as habilidades de autoconhecimento e autocuidado andam juntas.

Essa é uma das  competência na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que prevê que os alunos precisam demonstrar que se conhecem, se apreciam e conseguem cuidar da própria saúde, bem como reconhecer as suas próprias emoções e as dos outros para ajudar na manutenção de um ambiente saudável e no desenvolvimento de capacidade crítica para lidar com elas.

Em uma sociedade que exige que todos estejamos o tempo todo ligados em potência máxima, precisamos estar muito atentos aos nossos limites para não entrar em colapso: o número de diagnósticos de depressão, ansiedade e síndrome de burnout nos últimos anos é inédito na história. Para lidar com o mundo, precisamos saber cuidar de nós mesmos.

Em resumo, desenvolver a Autogestão como uma das habilidades socioemocionais é fundamental para o sucesso dos alunos na escola e na vida. Como educadores, temos a responsabilidade de ajudar os alunos a desenvolver essas habilidades, incentivando-os a serem motivados, persistentes e determinados. 

Comece a trabalhar essas competências hoje e faça a diferença na vida dos seus alunos!

Para lidar com o mundo, precisamos saber cuidar de nós mesmos.

Alguma dessas habilidades é seu ponto fraco?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Mais postagens

12 Dec 2023

Como Estabelecer Metas de Fim de Ano de Forma Equilibrada?

O final do ano é um momento propício para refletir sobr...
14 Nov 2023

5 dicas para lidar com o estresse dos estudantes durante as provas finais

Chega o final do semestre e, com ele, a temida época do...
10 Oct 2023

Dia das Crianças, Como comemorar com nossos pequenos?

Outubro chegou e junto, vem aí feriado, quem não ama, n...
07 Aug 2023

Vamos conversar sobre AUTOGESTÃO

Conheça o 1o Pilar da Matriz Socioemocional da Vivaldi ...

Quer fazer parte da maior REDE de gestores e coordenadores de todo o Brasil?