/ BLOG /

Ei! Presta atenção aqui!

06 Sep 2022
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
imagem ilustrativa

por Analu Bussular 

Em um mundo recheado de estímulos, como conseguir a atenção do aluno na sala de aula? 

A atenção é um estado de percepção da mente, que pode ser seletivo ou focado. Ela faz com que a pessoa receba as informações do ambiente de forma passiva. O foco, por sua vez, é voltado ao objetivo em si, o que se planeja fazer, aonde se quer chegar.

Os dois conceitos acabam andando juntos, e a atenção costuma ser definida através da capacidade de manutenção de um foco, seja de um estímulo ou informação, entre as inúmeras que obtemos o tempo todo através dos nossos sentidos, memórias e demais processos cognitivos. O foco faz com que dirijamos nossa atenção para o estímulo que julgamos ser mais importante em um determinado momento, e os que não são principais passam a fazer parte do plano de fundo. É assim que conseguimos, por exemplo, manter uma conversa com uma pessoa em um ambiente lotado, ouvindo o burburinho das outras pessoas, mas sem captar o que todas elas também estão falando.

A atenção e a aprendizagem estão intimamente ligadas, pois se referem à forma com a qual processamos as informações presentes em nosso ambiente. Um aluno, quando assiste à aula, está inserido em um contexto onde várias coisas estão acontecendo simultaneamente: sons, sensações, pessoas passando, amigos em movimento, temperatura, pensamentos e memórias, ou seja, está processando várias informações ao mesmo tempo. Para haver a aprendizagem, é necessário que a atenção desse aluno seja captada; que ele consiga transformar a aula no seu foco.

Conversamos sobre esse assunto com a neuropsicóloga Nathália Oliveira, e ela nos falou o seguinte:

“Não dá para separar a atenção da aprendizagem, porque se a gente para para pensar em termos cognitivos, a atenção é a nossa habilidade de selecionar estímulos, já que recebemos milhões de estímulos o tempo todo. Com várias coisas acontecendo ao nosso redor, precisamos ter a capacidade de selecionar o objeto no qual se prefere prestar atenção e escolher manter a atenção nesse foco, ou seja, saber sustentar a atenção. Algumas pessoas falam que não conseguem aprender porque têm dificuldade de memorizar, mas a atenção vem muito antes de memória, porque antes de conseguir processar e memorizar um assunto, é preciso escolher se atentar a ele. Atualmente estamos passando por um momento em que as crianças têm precisado de cada vez mais intensidade nos estímulos para conseguirem manter a atenção. É necessário também se ater à saúde e à disposição, já que pessoas cansadas, por exemplo, terão muito mais dificuldade em ater sua atenção no tema proposto.”

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Mais postagens

12 Dec 2023

Como Estabelecer Metas de Fim de Ano de Forma Equilibrada?

O final do ano é um momento propício para refletir sobr...
14 Nov 2023

5 dicas para lidar com o estresse dos estudantes durante as provas finais

Chega o final do semestre e, com ele, a temida época do...
10 Oct 2023

Dia das Crianças, Como comemorar com nossos pequenos?

Outubro chegou e junto, vem aí feriado, quem não ama, n...
07 Aug 2023

Vamos conversar sobre AUTOGESTÃO

Conheça o 1o Pilar da Matriz Socioemocional da Vivaldi ...

Quer fazer parte da maior REDE de gestores e coordenadores de todo o Brasil?