por Analu Bussular
Se comunicar com assertividade é fundamental para se colocar no mundo.
A linguagem é uma capacidade essencial para a vida, é construída socialmente desde o nascimento da criança. Sim, um bebê experimenta diferentes formas de comunicação desde os primeiros momentos de sua vida. Nesse início, isso se dá por meio de troca de experiências interpessoais e, a partir dos estímulos recebidos e apreendidos, a criança começa também a interagir com o mundo. Assim, cada vez mais, a assertividade começa a fazer parte dele.
A interação do bebê com pessoas mais velhas facilita o aprendizado das normas comportamentais, do funcionamento das relações interpessoais e, é claro, da linguagem falada propriamente dita. Gradualmente a criança vai, então, se apropriando dessa comunicação e aprendendo a manejá-la.
Desenvolver uma comunicação assertiva ao longo da trajetória escolar é extremamente importante para a formação de um adulto que saiba se colocar no mundo. Mas afinal, o que é assertividade?
Frequentemente esse conceito é relacionado com a ação de acertar, gerando uma certa confusão no conceito. A assertividade, na verdade, é uma postura de comportamento confiante diante de situações e pessoas; é uma habilidade social, que está ligada à nossa maneira de expor nossas opiniões e posições.
A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia-se na infância e constitui-se como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais.
Segundo a professora Zilda Del Prette em seu livro A Psicologia das Habilidades Sociais na Infância – Teoria e Prática, é bastante gratificante conviver com crianças assertivas porque, ainda que não intencionalmente, elas exigem que nos comportemos dessa mesma forma. E ela continua, falando sobre essa temática:
“Já as crianças com poucas habilidades de enfrentamento assertivo correm o risco de se submeterem à vontade dos outros colegas e de adultos, bem ou mal-intencionados, encontrando dificuldade para superar essa dependência. Quando o desempenho assertivo se inicia na infância e é regularmente exercitado, ele tem alta probabilidade de se manter ao longo da vida.”