por: Fatima Fontenelle
Certamente, você já ouviu falar da importância de avaliar o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Desde que as diretrizes da BNCC foram publicadas, muitos profissionais buscam entender melhor esse assunto.
Afinal, o documento não explica exatamente como devem ser aplicadas as ferramentas avaliativas. Nesse sentido, apesar da obrigatoriedade, gestores educacionais ainda têm dúvidas a respeito dessa aplicação.
Você faz parte desse grupo? Então, a partir deste artigo, você saberá melhor como os relatórios podem auxiliar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos.
Vamos lá!?
O que é o Relatório de Acompanhamento Socioemocional?
No início, o primeiro ponto que precisamos abordar é a importância de acompanhar o desenvolvimento do aluno. Assim, pode ser feito de diferentes maneiras. Seja com as tradicionais provas, autoavaliações, avaliações, entre outros meios. Todavia, quando o assunto envolve as habilidades socioemocionais, isso pode ficar um pouco mais complexo.
Segundo a BNCC, existem 10 habilidades socioemocionais que devem ser trabalhadas dentro desse aspecto. Então, veja quais são elas:
● Conhecimento;
● Pensamento científico, crítico e criativo;
● Repertório cultural;
● Comunicação;
● Cultura digital;
● Trabalho e projeto de vida;
● Argumentação;
● Autoconhecimento e autocuidado;
● Empatia e cooperação;
● Responsabilidade e cidadania.
O objetivo do Relatório de Acompanhamento Socioemocional visa entender o nível de compreensão do aluno sobre tais pontos e como ele vem desenvolvendo essas competências no seu dia a dia. Inegavelmente, transcende a avaliação tradicional, restrita às notas, exercendo um valor mais abrangente que vai além do conteúdo acadêmico e restrito ao conhecimento. A missão educacional, segundo a BNCC, deverá integrar a aprendizagem socioemocional para a formação integral do aluno.
O relatório socioemocional consolida o olhar de toda a equipe docente complementado com a autoavaliação do aluno, gera uma mais valia para o atendimento às famílias, professores e aos alunos.
O avanço das metodologias e a implementação da BNCC demandam um entendimento maior sobre a visão cognitiva. Além disso, pede novas e eficazes maneiras de acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento das competências socioemocional dos alunos, a partir disso, a tecnologia entra como uma grande aliada para gestores da área de educação.
Por que adotar diferentes metodologias para avaliar o desenvolvimento escolar?
Provas e testes sempre foram as principais pautas quando o assunto é avaliação escolar. Apesar da sua importância, essa já não é mais considerada a única metodologia para acompanhar a progressão dos alunos. Pelo contrário, à medida que os conceitos escolares, bem como as diretrizes curriculares evoluem, uma simples prova escrita não permite fazer uma análise mais profunda dos alunos.
Isso porque, com a entrada de novas ferramentas de ensino, o processo tradicional avaliativo se tornou parcial. É possível perceber isso, principalmente, a partir da inclusão da internet e das demais transformações digitais no setor educacional e na vida dos alunos.
Nesse sentido, quando o assunto envolve as diretrizes socioemocionais, compreender a metodologia de avaliação é ainda mais sensível, como você verá a seguir.
Como é o processo de avaliação socioemocional?
Uma das principais características do desenvolvimento socioemocional é que ele não pode ser mensurado apenas por provas físicas, com um caráter meramente prescritivo, deverá ser estruturado de forma coerente e transversal com a aprendizagem, possibilitando aos alunos uma apropriação crítica e reflexiva do conhecimento. Por isso, cada método de avaliação é individual, cognitivo e qualitativo.
Em outras palavras, significa que foi necessário desenvolver um conjunto de métodos processuais para medir o desenvolvimento dos alunos. Entre eles, estão atividades rotineiras, acompanhamento de aulas e atividades em sala de aula, observações, interações, questionários auto avaliativos, entre outros.
Tudo isso pode ser parametrizado por um sistema que computará todos os dados e as avaliações feitas pelos professores, orientadores e outros profissionais da área. Algumas empresas voltadas para a área educacional, como a VIVADÍ, oferecem soluções que visam atender a essa demanda.
Além disso, não basta que seja apenas necessário ter uma ferramenta que automatize as avaliações. É preciso que forneça dados para tomadas de decisão sobre o processo de aprendizagem.
Então, um Relatório de Acompanhamento Socioemocional tem como proposta atender a essa necessidade. Interpretações aprofundadas sobre dados são fundamentais em qualquer área, inclusive no segmento educacional.
Mas, afinal, como funciona esse tipo de solução? É o que você verá a seguir. Confira!
Como funcionam os relatórios de Acompanhamento Socioemocional da VIVADÍ?
Com alguns cliques, os professores podem registrar as habilidades de seus alunos de forma colaborativa. Tanto as que merecem destaque, quanto as que precisam se desenvolver melhor, identificando as fragilidades e potencialidades de cada aluno
Nosso Relatório de Acompanhamento Socioemocional compila todos dados coletados diariamente através do olhar dos professores e apresenta um texto individual sobre as habilidades socioemocionais de cada aluno, com base na Matriz Socioemocional da VIVADÏ, que envolve 16 competências, veja a nossa Matriz abaixo:
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