A tecnologia vem se espalhando feito água e fazendo cada vez mais parte de nossas vidas e rotinas. As crianças da geração atual parecem que já saem do útero sabendo desbloquear celulares, e a epidemia de aparelhos e internet vêm tomando conta de todos os ambientes – não seria diferente com as escolas. Hoje trazemos cinco dicas de como usar a tecnologia dentro de sala de aula, a favor dos professores, dos alunos e do aprendizado, visto que a modernização ajuda, inclusive, a reter a atenção dos alunos.
Conheça 5 maneiras de usar a tecnologia a favor de todos:
1. Incentive a produção de projetos que utilizem as mídias digitais
Quer ver seus alunos empolgados na realização de uma tarefa? Insira essa tarefa no mundo deles. Envolva a internet e as novas possibilidades de mídia: se eles precisam escrever um texto, que seja em um blog coletivo! Se precisam fazer uma apresentação em grupo sobre algum conteúdo específico ou até mesmo um livro, que tal no formato do podcast ou de um vídeo para o youtube? O conteúdo poderá ser explorado de formas diferentes, ficar disponível online para que outros professores e turmas da escola possam apreciar, e eles ainda podem compartilhar o resultado com a família e os próprios amigos de uma forma dinâmica e divertida.
2. Instigue os estudantes a pesquisar mais na internet sobre o conteúdo didático
Incentivar o aluno a usar a internet para se atentar ainda mais ao conteúdo pode ser reter mais sua atenção sobre ele. Eles já estão acostumados a pesquisar na internet sobre os assuntos que os interessam, então sabem fazer isso – precisam do estímulo de utilizar as redes, também, para entender mais sobre o conteúdo estudado em sala. Com isso, eles podem trazer novos questionamentos, outras percepções e informações sobre a temática apresentada em sala de aula, o que pode render explorações e debates complementares que engrandeçam o conteúdo aos olhos de toda a turma.
3. Utilize jogos digitais e conteúdos transformados em games
A gamificação é um recurso didático que anda chamando cada vez mais atenção, justamente por ser uma estratégia bastante eficaz para engajar os alunos e promover o aprendizado. Quando há diversão por parte do aluno, sua interação com o conteúdo é mais orgânica e o aprendizado é potencializado. A utilização dos games também costumam aprimorar o raciocínio lógico, a concentração e a persistência dos alunos, fazendo com que eles tentem chegar aos finais do jogos e buscando diferentes estratégias para isso – bem como conversando sobre o assunto com seus colegas e trocando experiências.
4. Novas formas de percepções e avaliações dos alunos
O aluno também não precisa ser o usuário direto da tecnologia para que ela impacte de forma positiva na vida dele. O professor também é protagonista, ao utilizar ferramentas que facilitem sua prática, melhorem o cotidiano escolar e façam a diferença na formação do aluno. O aplicativo da Vivadí é um grande aliado de todos os envolvidos no processo educativo: através das competências socioemocionais presentes em nosso método avaliativo, o aluno é percebido de maneira integral por cada um dos professores, que podem anotar suas percepções de forma prática e ágil. Dessa forma, os diretores e coordenadores podem acessar gráficos e relatórios sobre cada aluno, e ainda compartilhar com os responsáveis esses boletins, que vão muito além das notas numéricas das disciplinas convencionais.
5. Ambientes virtuais de aprendizado
A própria escola pode criar ambientes digitais que os alunos e professores possam usar de maneira a compartilhar o conhecimento. Esses ambientes podem servir para que os alunos estudem juntos, troquem informações, postem conteúdos interessantes e dêem dicas uns aos outros. Os professores também podem utilizar de maneira positiva, de forma a interagir com esse conteúdo extra e até postar material extra-classe, para que os alunos estudem em casa.